Praias no Japão: etiqueta e dicas para você aproveitar o verão japonês
Para as pessoas que estão pensando em ir estudar e viver no Japão, muitas vezes pode bater aquela saudade de casa e das praias locais - principalmente se estamos falando dos maravilhosos litorais brasileiros. E apesar de não parecer, o Japão está muito bem servido de praias que certamente proporcionam uma experiência diferente, mas ao mesmo tempo inesquecível!
No entanto, como você já deve saber, a cultura japonesa se difere bastante da grande maioria - então nada mais justo do que aprender um pouquinho mais sobre ela antes de se aventurar em terras nipônicas. É importante estar por dentro de certas etiquetas (não necessariamente regras) e costumes japoneses na praia. Ikou (行こう)!
Umi-biraki (海開き), a abertura da temporada de praia
A temporada de praia no Japão é levada a sério. Isso significa que você dificilmente verá japoneses indo à praia fora da época, a qual começa mais ou menos durante o mês de julho (varia conforme a região) com o Umi-biraki (literalmente, “a abertura do mar”) e se estende aproximadamente até o final de agosto.
Atenção! Na maioria das praias japonesas, é proibido nadar fora da temporada. Sempre se atente a placas que dizem 危険 (perigo) ou 遊泳禁止 (proibido nadar) para evitar incidentes e as venenosas águas-vivas.
O dia do Umi-biraki depende da região onde você está e também de diversos fatores, como a temperatura e a qualidade da água. O governo também toma algumas medidas para que nadar ali seja seguro ao demarcar limites e contratar salva-vidas.
É provável que somente durante o período do Umi-biraki você encontre abertos os locais para se alimentar e alugar equipamentos de mergulho nos arredores das praias, além de mais opções de onde trocar de roupa e tomar duchas.
Não há um código de vestimenta, porém…
Você pode muito bem usar sungas ou biquínis nas praias do Japão sem que se sinta um intruso. Por outro lado, é provável que veja os próprios japoneses mais cobertos mesmo se estiverem tomando sol ou nadando. Isso acontece porque eles tendem a ser bem modestos e se preocupam muito com a saúde da pele e os danos da exposição prolongada aos raios ultravioletas.
Apesar de não ser a maioria, algumas praias podem não aceitar a entrada de pessoas com tatuagens (a não ser que sejam pequenas). Nesses casos, se for possível cobri-las, você não deverá ter a entrada negada, mas procure se informar com antecedência.
Atividades e brincadeiras comuns nas praias japonesas
- Suikawari (西瓜割り), partindo melancias: uma das brincadeiras mais famosas nas praias japonesas e bem conhecida por quem assiste animes. Trata-se de um desafio no qual o participante é vendado e deve partir a melancia com um bastão, às vezes tendo até de encontrá-la contando apenas com as vozes o guiando. Após a melancia ter sido partida, todos podem aproveitar para degustá-la!
- Volleyball: algumas praias possuem redes para você jogar vôlei com as clássicas bolas de praia, que são maiores e mais leves. Na ausência de redes, os japoneses costumam formar círculos para brincar.
- Hanabi (花火), fogos de artifícios: com uma longa história no Japão e sendo uma parte fundamental dos verões nipônicos, os fogos de artifícios não podem faltar ao final de um dia na praia. Contudo, assegure-se que a praia em questão permita fogos de artifício, já que não são todas que o fazem e algumas têm horários certos para soltá-los. Não se esqueça também de limpar qualquer sujeita ocasionada pelos fogos!
- Acampar e fazer churrascos: ambos são permitidos dependendo da praia - algumas possuem áreas indicadas, então se informe antes também.
Dicas extras para quem quer aproveitar as praias do Japão
- Bebidas alcoólicas são permitidas nas praias japonesas, contanto que você tenha 20 anos ou mais (maioridade no Japão). Mas, claro, lembre-se sempre de beber com responsabilidade!
- As áreas públicas do Japão não costumam ter latas de lixo, então evite levar algo que seja difícil de descartar. Leve alguns sacos de lixo com você para descartá-los depois em seus devidos lugares.
- No Japão, os raios ultravioletas são fortíssimos, logo, não menospreze o uso de protetor solar e loções.
Com essas dicas você pode se preparar melhor e aproveitar muito mais o litoral japonês assim como qualquer outro durante a sua estadia na Terra do Sol Nascente!
Fontes: Matcha, The Culture Trip